"Para que a memória não esqueça os que fizeram grande este pequeno Portugal"

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Condado Portucalense

O Condado Portucalense foi criado em 1095 em território do rei Afonso VI de Leão e Castela e oferecido a Henrique de Borgonha, um cavaleiro de Borgonha que veio auxiliá-lo na Reconquista de terras aos Mouros. Recebeu também a mão de sua filha Teresa de Leão.


(Condado Portucalense)

Este condado era mais extenso que o Condado de Portucale, já que englobava também os territórios do antigo condado de Coimbra, suprimido em 1091, partes de Trás-os-Montes e ainda do Sul da Galiza (mormente da diocese de Tui). O conde D. Henrique, apoiado pelos interesses políticos clunicenses, introduz-se ambiciosamente na política do Reino, conquistando poder junto das cortes. Vendo-se na condição de subordinados ao rei, os condes ou governadores tinham amplos poderes administrativos, judiciais e militares, e o seu pensamento orientava-se, naturalmente, para a aquisição de uma completa autonomia quando, no caso português, as condições lhe eram propícias.
Com o propósito de aumentar a população e valorizar o seu território, D. Henrique deu foral e fez vila (fundou uma povoação nova) em várias terras, entre elas Guimarães, na qual fez vila de burgueses, atraindo ali, com várias regalias, muitos francos seus compatriotas.
Em Guimarães, fixou D. Henrique a sua habitação, em paços próprios, dentro do castelo que ali fora edificado no século anterior. Falecido o conde D. Henrique em 1112, passa a viúva D. Teresa, a governar o condado durante a menoridade do seu filho Afonso Henriques.
D. Teresa começa a intitular-se «Rainha» em 1121, mas os conflitos com o alto clero e sobretudo a intimidade com Fernão Peres, fidalgo galego a quem entregara o governo dos distritos do Porto e Coimbra, trouxeram-lhe a revolta dos Portucalenses e do próprio filho, sistematicamente afastados, por estranhos, da gerência dos negócios públicos.
Aos catorze anos de idade (1125), o jovem Afonso Henriques arma-se a si próprio cavaleiro – segundo o costume dos reis – tornando-se assim guerreiro independente.
Em 1128, trava-se a Batalha de São Mamede (Guimarães) entre os partidários do infante Afonso e os de sua mãe. Esta é vencida, D. Afonso Henriques toma conta do condado e dele vai fazer o reino de Portugal.
Lutando contra os cristãos de Leão e Castela e os muçulmanos, Afonso Henriques conseguiu uma importante vitória contra os Mouros na Batalha de Ourique, em 1139, e declarou a independência. Nascia, pois, em 1139, o Reino de Portugal e sua primeira dinastia, com o rei Afonso I de Borgonha (Afonso Henriques).

Condes Portucalenses: Casa da Borgonha
  • Henrique da Borgonha (1095 - 1112)
  • Teresa de Leão (1112 - 1128)
  • Afonso Henriques (1128 - 1139, com o título de dux)
(texto de “Condado Portucalense" Wikipédia)
(imagem de fonte desconhecida)

Sem comentários: