"Para que a memória não esqueça os que fizeram grande este pequeno Portugal"

sábado, 21 de junho de 2008

** Introdução **

Nos dias que correm, já nada era como antigamente!
Os acessórios da vida prevalecem sobre o essencial da mesma ... os títulos profissionais sobrepõem-se e camuflam as lacunas na personalidade do comum mortal ... os valores e regras saudáveis da vida em sociedade são esquecidos e violentados ... a nossa identidade cultural e histórica é colocada para segundo plano em detrimento de uma história (?) comum europeia.
Ao longo destas linhas vamos recordar momentos que são nossos por direito próprio. Momentos que jamais poderão ser apagados, embora algumas mentes brilhantes os tentem afastar dos manuais escolares e afins. Momentos que fizeram grande este pequeno Portugal!
Neste país, dá-se bastante importância ao futebol, à política mesquinha do destrói/constrói, às conversas do diz que disse, aos reality shows ... mas alguém sabe quem foi Geraldo Sem Pavor ou Francisco Zeimoto? Alguém saberá em que ano Gil Eanes passou o Cabo Bojador ou Bartolomeu Dias dobrou o Cabo da Boa Esperança?

P.S. - Não sou Historiador, muito menos docente de História de Portugal, sou um cidadão comum que tem orgulho do Portugal onde nasceu!

Sem comentários: